6º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
8º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre
1.
O que diz a versão lendária sobre as origens de Roma?
R -
R -
2. Qual a ordem cronológica a divisão da história de Roma?
R -
R -
3. O contribuiu para o progresso e modernização da Roma Antiga?
R -
4. Quais as classes sociais existentes na Roma Antiga?
R -
5. Descreva características dos Patrícios e Plebeus da Roma Antiga.
R -
R -
6.
Quais instituições governava a Roma Antiga, junto ao rei?
R -
R -
7.
Quais instituições eram responsáveis pela administração da Roma Antiga, no seu período republicano?
R -
R -
8. Quais direitos foram conquistados pelos plebeus durante a república romana.?
R -
R -
9. De que forma uma pessoa podia se tornar escravo na Roma Antiga?
R -
10. Quais proibições eram impostas aos plebeus na sociedade romana antes de começarem a conquistar seus direitos?.
R -
R -
7º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre
1.
O que podemos entender por ABSOLUTISMO?
R - Regime de governo, onde todo o poder se encontrava nas mãos do rei.
R - Regime de governo, onde todo o poder se encontrava nas mãos do rei.
2. Quais fatores contribuiram para o fortalecimento do regime absolutista?
R -A associação com o clero, com a burguesia e a criação de um exército forte.
R -A associação com o clero, com a burguesia e a criação de um exército forte.
3. Quais os interesses tinham a burguesia, em apoiar o regime absolutista?
R - Expandir suas transações comerciais.
4. Que papel teve o exército na manutenção do regime absolutista?
R - Ele veio a evitar revoltas camponesas e ataques de povos estrangeiros.
5. Quais países europeus se tornaram os principais a adotar o regime absolutista?
R - Portugal, Espanha, Inglaterra e França.
R - Portugal, Espanha, Inglaterra e França.
6.
Quem pronunciou a frase "O ESTADO SOU EU", e que representação teve essa frase para o regime absolutista?
R - Luís XIV. Essa frase veio a representar o poderio exclusivo do Estado nas mãos do rei.
R - Luís XIV. Essa frase veio a representar o poderio exclusivo do Estado nas mãos do rei.
7. De que forma as guerras religiosas, as expedições marítimas e a exploração de atividades exclusivas (monopólios) permitiram aos reis do século XVI ampliar seus poderes?
R - Os reis passaram a deter o poder de julgar, punir, legislar, aplicar a lei, produzir moedas e controlar também a religião.
R - Os reis passaram a deter o poder de julgar, punir, legislar, aplicar a lei, produzir moedas e controlar também a religião.
8. Quais estados absolutistas foram os primeiros a investir nas Grandes Navegações?
R - Portugal e Espanha.
R - Portugal e Espanha.
9. Quais princípios caracterizaram o mercantilismo? comente-os.
R -Metalismo, Leis suntuárias, Industrialismo, Comercialismo e Política colonialista.
10. Cite um pensador que buscava sustentar o regime absolutista através de suas obras. Cite também uma dessas obras.
R -Hobbes - Leviatã, ou você pode citar também Maquiavel - O Príncipe.
R -Hobbes - Leviatã, ou você pode citar também Maquiavel - O Príncipe.
8º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre