BOAS-VINDAS

Olá...a cada dia estamos atualizando este blog. Use as guias acima para acessar os conteúdos. Espero que você aproveite e não deixe de comentar. Espero que o acesso desse blog ultrapasse a linha do horizonte e ajude na construção de uma sociedade mais justa, pois, acredito que isso irá acontecer através da conscientização do indivíduo, e a educação é um meio para que isso venha a ocorrer. Essa é a minha contribuição. ATENÇÃO: ESTAMOS DANDO INÍCIO A UMA CAMPANHA PARA PEDIR QUE NOSSOS VISITANTES SIGAM ESSE BLOG. SIGA-NOS. OBRIGADO.

ATIVIDADES e REVISÕES

6º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre

1.    O que diz a versão lendária sobre as origens de Roma?
     R - 

2.    Qual a ordem cronológica a divisão da história de Roma?
R -
 
3.    O contribuiu para o progresso e modernização da Roma Antiga?
R -
4.    Quais as classes sociais existentes na Roma Antiga?
 R - 
5.    Descreva características dos Patrícios e Plebeus da Roma Antiga.
 R - 
6.    Quais instituições governava a Roma Antiga, junto ao rei?
R - 
7.    Quais instituições eram responsáveis pela administração da Roma Antiga, no seu período republicano?
R - 

8.    Quais direitos foram conquistados pelos plebeus durante a república romana.?
R - 
9.    De que forma uma pessoa podia se tornar escravo na Roma Antiga?
R -

10.  Quais proibições eram impostas aos plebeus na sociedade romana antes de começarem a conquistar seus direitos?.
R -


7º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre

1.    O que podemos entender por ABSOLUTISMO?
     R - Regime de governo, onde todo o poder se encontrava nas mãos do rei.

2.    Quais fatores contribuiram para o fortalecimento do regime absolutista?
R -A associação com o clero, com a burguesia e a criação de um exército forte.
 
3.    Quais os interesses tinham a burguesia, em apoiar o regime absolutista?
R - Expandir suas transações comerciais.
4.    Que papel teve o exército na manutenção do regime absolutista?
 R - Ele veio a evitar revoltas camponesas e ataques de povos estrangeiros.
5.    Quais países europeus se tornaram os principais a adotar o regime absolutista?
 R - Portugal, Espanha, Inglaterra e França.
6.    Quem pronunciou a frase "O ESTADO SOU EU", e que representação teve essa frase para o regime absolutista?
R - Luís XIV. Essa frase veio a representar o poderio exclusivo do Estado nas mãos do rei.
7.    De que forma as guerras religiosas, as expedições marítimas e a exploração de atividades exclusivas (monopólios) permitiram aos reis do século XVI ampliar seus poderes?
R -  Os reis passaram a deter o poder de julgar, punir, legislar, aplicar a lei, produzir moedas e controlar também a religião.

8.    Quais estados absolutistas foram os primeiros a investir nas Grandes Navegações?
R - Portugal e Espanha.
9.    Quais princípios caracterizaram o mercantilismo? comente-os.
R -Metalismo, Leis suntuárias, Industrialismo, Comercialismo e Política colonialista.

10.  Cite um pensador que buscava sustentar o regime absolutista através de suas obras. Cite também uma dessas obras.
R -Hobbes - Leviatã, ou você pode citar também Maquiavel - O Príncipe.


8º ANO - COLÉGIO LIBERDADE
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO MENSAL - 2º Bimestre