BOAS-VINDAS

Olá...a cada dia estamos atualizando este blog. Use as guias acima para acessar os conteúdos. Espero que você aproveite e não deixe de comentar. Espero que o acesso desse blog ultrapasse a linha do horizonte e ajude na construção de uma sociedade mais justa, pois, acredito que isso irá acontecer através da conscientização do indivíduo, e a educação é um meio para que isso venha a ocorrer. Essa é a minha contribuição. ATENÇÃO: ESTAMOS DANDO INÍCIO A UMA CAMPANHA PARA PEDIR QUE NOSSOS VISITANTES SIGAM ESSE BLOG. SIGA-NOS. OBRIGADO.

PROJETOS


Oficina sobre o: “Dia do Trabalho”

OBJETIVOS
·         Compreender as origens do Dia do Trabalho e seu significado social e histórico.
·         Pesquisar sobre diversos pontos relacionados ao tema proposto.

TEMPO ESTIMADO: Duas aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO
Material Xerografado, fita adesiva para colagem de papel em parede, lápis ou caneta, banner’s de papel A3, livros, computador com acesso à internet, caderno para anotações.

INTRODUÇÃO
Primeiro de maio é o Dia do Trabalho. No Brasil e em alguns países do mundo é um feriado nacional. Um dia dedicado a festas, passeatas e reivindicações dos trabalhadores. Mas como teria surgido o Dia do Trabalho?
 Em 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. Dentre as principais reivindicações estavam a redução da jornada de 13 para 8 horas, melhores salários, descanso semanal remunerado e um período anual de férias. Nesse mesmo dia ocorreu no país uma greve geral de trabalhadores. Os conflitos com a polícia se tornaram constantes. Oito operários morreram nesses embates. Muitos trabalhadores foram presos e alguns foram enforcados depois de um julgamento injusto, em que foram acusados de liderar as manifestações que tiveram início no dia primeiro de maio. 
Em 4 de maio de 1886, novas manifestações tomaram conta das ruas de Chicago. Desta vez, morreram 12 trabalhadores e dezenas de pessoas ficaram feridas.
A escolha da data do primeiro de maio foi feita pela Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, em 1889. Foi uma homenagem aos trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos.
No Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925, por decreto sancionado pelo presidente da república Artur Bernardes. De lá para cá, a data foi comemorada de diversas formas. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas anunciou o novo salário mínimo. Em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões. Hoje, a data perdeu um pouco do caráter reivindicativo. No feriado, geralmente há festas organizadas pelas principais centrais sindicais do país.
 
DESENVOLVIMENTO
1ª AULA
I ETAPA
Formação de grupos de pesquisa.

II ETAPA
1.      Como se deu a origem do Dia do Trabalho?
 2.    Escreva como se dava o trabalho até o século XIX nos EUA e na Europa.

III ETAPA
Sorteio dos temas a serem pesquisados: o trabalho na Idade Antiga; o trabalho na Idade Média; o trabalho na Idade Moderna; o trabalho na Idade Contemporânea; o trabalho Escravo no Brasil Colonial; o trabalho Infantil; o trabalho Escravo atual; as conquistas da mulher no mercado de trabalho; as conquistas do trabalhador no período Vargas; os sindicato; o desemprego; o 1º de maio.

IV ETAPA
Orientação aos grupos de pesquisa.

V ETAPA
Cada membro do grupo fará em casa e individualmente uma pesquisa do tema sorteado.

 2ª AULA
I ETAPA
Reunião dos grupos.

II ETAPA
A partir da pesquisa que foi realizada individualmente, os grupos devem criar um só trabalho para a criação de um cartaz.

III ETAPA
Os grupos devem apresentar os resultados da pesquisa para a classe.

IV ETAPA
Responda o que se segue (respostas pessoais):
1 – Quais direitos deveriam se acrescentados aos trabalhadores brasileiros em nossos dias?
2 – Que importância possui o “Dia do Trabalhador (ou do Trabalho)” para nossa sociedade atual?
 V ETAPA
Exposição de cartazes em papel A3 mostrando os resultados da pesquisa.